quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal: Tempo de Graça, propício a reconciliação e ternura...


Penso que seja este um tempo de louvor e agradecimento, tempo presente, concreto e caro em valor que nos congrega em torno do Natal. Por certo, temos muito mais a agradecer que pedir ao menino que corporifica Deus em sua forma mais terna e presente: pequeno, humilde, acolhedor e receptivo a humanidade que tem, por vários motivos, virado as costas para ele. O natl pra mim representa uma oportunidade de parada pra ver coisas, acertar rumos, desligar-ligar naquilo que realmente importa. Que bom ter um momento, pra ao menos uma vez no ano olhar pra trás, olhar pra nós, pro entorno, olhar nos olhos dos outros, praquilo que a gente tá fazendo do tempo que dispomos, enfim.
Cabe, pelo menos agora (se é que não nos demos esse momento lá atrás!), um gesto simbólico de nossa parte, que seja meu mas que parta em direção ao OUTRO, não apenas porque é natal mas pela possibilidade que esta data traz consigo, o novo que vem com ele. Não pode ser um gesto qualquer... Precisa ser um gesto capaz de romper as barreiras das diferenças e nos colocar diante da magia que esta data nos confere: receber DEUS em nossa casa, em nosso coração-VIDA para que ele entre e faça morada entre nós. FAÇAMOS UMA ORAÇÃO UNÍSSONA E EM CLARA VOZ...
Oremos juntos/as, e que esta prece chegue em cada família em toda parte do mundo, em cada ente querido, a cada pessoa que amamos e, sobretudo, que ela alcance misericordia, saúde, paz e bem para aqueles que ainda não estamos amando como deveríamos OU AOS QUAIS TEMOS TRATADO COM INDIFERENÇA.
Que esta prece gere em nós o amor, único e verdadeiro motivo que fez Deus vir ao mundo em nosso socorro, e que este amor floresça em nós e alcance a humanidade, traduzindo o quanto somos queridos e desejados por Ele.

ORAÇÃO ECUMÊNICA



Pai de Infinita Bondade, enquanto na Terra os homens discutem quanto o que venha ser as Vossas Verdades, defendendo assim seus princípios de fé, venho Senhor, rogar que acima de qualquer definição do que me parece impossível definir, que me conceda a sabedoria, quanto ao que venha ser bom ou ruim. Que eu compreenda Pai, que independente do que há para além dessa vida, que o mais importante é o que tenho realizado nessa existência.

Me faz lembrar sempre Senhor, que Jesus não indicou um templo, uma igreja, um núcleo para vos adorar, mas que transformasse o coração num recanto de adoração, onde o Senhor fosse adorado em Espírito e Verdade. Me faz recordar sempre Senhor, o Mestre indicando ao jovem curioso de como entrar na vida, ao contar-lhe a parábola do Samaritano, onde ele deixa claro que para se entrar na verdadeira vida é fundamental uma única coisa: o Amor, esse amor incondicional que não vê raça, nacionalidade, classe social, ou religião. Esse amor que tudo liberta.

Até quando Senhor, na tola pretensão de defender Vossas Verdades que mal conhecemos, ficaremos em lutas, quando não polêmicas que geram a divisão, a guerra que extermina vidas? Porque Senhor tantos "ismos", conceitos divergentes se Nosso Amado Mestre simplificou tudo no Amai-vos uns aos outros como eu vos amei?

Deus, tende compaixão de nós, esses pequeninos seres da Terra que ainda não aprendemos a amar, pois poderemos louvar Vosso Nome, ofertar em Vosso Nome, e até ajudar em Vosso Nome, mas se não tivermos amor no coração, em nada tiraremos proveito. Ensina-nos Senhor das vidas a respeitar nossos semelhantes em suas escolhas, liberta-nos do preconceito que nos distancia uns dos outros, e dá-nos a Luz definitiva, para chegarmos a plenitude do teu Amor, pois Vós Sois Amor, e sendo Vós amor, só o amor nos conduzirá a Tua Vida Gloriosa!

Amém!


(Adaptada de Oração Ecumênica, de Samuel de Almeida.
Disponível em http://suenak.spaces.live.com/blog/cns!69927893989AD995!624.entry)


TENHAMOS TODOS UM NATAL DE LUZ E BENÇÃOS SEM CONTA!!!!

Rosilene Cordeiro
http://pesquisocorpocenico.blogspot.com
http://rosileneporsimesma.blogspot.com
http://clamapoesia.blogspot.com

Nenhum comentário: